Páginas

sábado, 6 de fevereiro de 2010

COJIRA-PB presente no I Encontro de Mulheres Negras da Conen/Pb

COJIRA-PB participa do I Encontro de Mulheres Negras da Conen/PB e repassa informações de interesse do povo negro discutidas na Confecom

Realizado entre os dias 22 e 23 de janeiro, o I Encontro de Mulheres Negras da Conen/PB (Coordenação Nacional de Entidades Negras da Paraíba) contou com a participação da jornalista Sônia Lima, representante da COJIRA-PB. Inicialmente convidada para facilitar os trabalhos da mesa sobre Trabalho e Mulher Negra, Sônia terminou por atuar de forma inter-temática, linkando os temas discutidos com a Comunicação, no repasse de informações, de interesse do povo negro, discutidas na Confecom.

O Encontro discutiu análise da conjuntura Política, Social, Econômica e Cultural, contextualizando a questão da mulher, com foco na mulher negra paraíbana. Foram realizadas Rodas de diálogo sobre educação, saúde, trabalho, segurança, cultura, quilombolas, religião e Juventude. O tema Comunicação, não agendado anteriormente, perpassou por todas as rodas de diálogo.

A coordenadora nacional da CONEN, Kika Besen, além de outr@s convidad@s do Rio Grande do Norte e Pernambuco participaram do evento. Entre outras propostas, foram aprovados encaminhamentos para serem enviados ao Fórum Estadual pela Igualdade Racial, com vistas a implantação da Lei 10.639/2003; estratégias para dar visibilidade às religiões de matrizes africanas e combater a intolerância racial, e em nível de organizacional, se decidiu pela criação do Fórum Estadual de Mulheres Negras, com a primeira reunião agendada para o dia 6 de fevereiro.
Ao final do encontro foram eleitas as delaegadas ao III Encontro de Mulheres da Coordenação Nacional de Entidades Negras. A jornalista Sônia Lima integrará a delegação paraibana na qualidade de convidada da Coordenação Nacional da Conen.

CENARAB
Na noite do dia 23, após o encerramento do encontro, os participantes foram à posse da Diretoria, gestão 2010/2011, do Centro Nacional de Resistência Africana do Brasil na Paraíba.

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse-se! Sempre lembrando que não é necessário ofender ninguém para isso.