Páginas

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Campina Grande ganha rua com nome de Zumbi dos Palmares


Por Oziella Inocêncio

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e dos povos Indígenas (Neab-í) da Universidade Estadual da Paraíba celebra a aprovação, por unanimidade, do Projeto de Lei (PL) Nº 258, que denomina de Zumbi dos Palmares uma das novas ruas de Campina Grande.

Para o professor José Benjamim Pereira Filho, oriundo do Neab-í, o PL representa um passo rumo a um maior reconhecimento do símbolo da resistência à escravidão no Brasil. Ele destacou que o Projeto servirá, ainda, para promover mais reflexões acerca da temática, ampliando redes de saberes e conhecimentos que possam visibilizar o papel e a importância da população negra, sua cultura e história.

O professor Benjamim acredita que iniciativas semelhantes ainda colaboram para despertar a curiosidade e promover um maior fluxo de conhecimentos focados na temática negra. Ele explicou que ainda escasseiam informações nesse sentido. Um dos deslizes mais habituais, por exemplo, quando se remete ao tema é a confusão no que se refere à Jamaica, posto que alguns situam a terra do Reggae, no Continente Africano. Conforme o docente, apesar das proximidades culturais encontradas em ambos, a pequena nação insular está situada no mar do Caribe e faz parte do arquipélago das Grandes Antilhas.

O Projeto de Lei começou a tramitar no último dia 19 deste mês, um dia antes do dia Nacional da Consciência Negra e foi aprovado na semana passada, na Câmara Municipal de Campina Grande, sendo de autoria do vereador Antonio Pereira (PSB).

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse-se! Sempre lembrando que não é necessário ofender ninguém para isso.