Páginas

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Federação dos Jornalistas de Língua Portuguesa é criada para defender interesses comuns dos profissionais de países lusófonos

COJIRA-BA participa ativimente da criação da Federação dos Jornalistas de Língua Portuguesa

Foi criada em Lisboa, em dezembro de 2009, a Federação dos Jornalistas de Língua Portuguesa.
A assembleia constitutiva conta com a participação de representantes do Brasil, como Ana Alakija (representante da COJIRA-BA), Alcimir Carmo, Paulo Cannabrava Filho e Mônica Delicato, além de profissionais de países como Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Portugal.

O objetivo central da entidade é estabelecer uma estrutura internacional de cooperação e de defesa dos interesses comuns dos profissionais de língua portuguesa, bem como de promoção deste patrimônio cultural – o idioma – historicamente partilhado entre as nações e comunidades lusófonas pelo mundo.

A construção de uma unidade internacional entre os jornalistas de língua portuguesa é um projeto antigo. O III Congresso Internacional do Jornalismo de Língua Portuguesa, realizado em Portugal entre 21 e 24 de abril de 1997 contou com representações brasileiras como a Federação Nacional dos Jornalistas, Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, São Luís, Cear e Tocantins. O congresso seguinte ocorreu no Brasil, em Recife no ano de 2000, onde foram reiterados os compromissos das entidades de jornalistas lusófonos em continuar com os esforços da construção desse espaço institucional.

Em abril de 2008, durante encontro de jornalistas econômicos realizado em Malanje, Angola, com jornalistas locais e de países como Brasil, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, a questão renasceu. Desde então, novos encontros realizados em São Paulo (Brasil) em agosto de 2008 e em Praia (Cabo Verde) em março de 2009 aprofundaram o tema e discutiram sua efetivação.

Alcimir do Carmo, diretor do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo e integrante da comissão para a criação da entidade, “no último ano, ocorreram encontros que deram novo impulso à criação da federação, pois nós temos em comum a língua e nosso código de ética fala dessa questão de preservar a língua portuguesa" afirma. A intenção da Federação é congregar os jornalistas dos países lusófonos e reunir "lideranças sindicais e associações da classe para poder discutir questões comuns, de direito, questão de organização, de melhoria da profissão, de defesa do nosso idioma, da lusofonia, da cultura e da formação, pautas de extrema importância aos jornalistas", reforça Alcimir Carmo.

Fonte: Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse-se! Sempre lembrando que não é necessário ofender ninguém para isso.