Páginas

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Jornalistas debatem Imprensa Negra

Salvador (BA) - Como parte da programação do X Congresso Estadual dos Jornalistas baianos que transcorre de 26 a 28 próximos, e atividade alusiva ao mês da Consciência Negra, através da sua Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (COJIRA-BA), uma mesa redonda sobre Imprensa Negra acontece no dia 26, às 14hs, na Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC, Paralela). A mesa, aberta ao público, tem o objetivo de debater a imprensa em sua perspectiva histórica, presente e futura, a partir da experiência e reflexão de profissionais sob o recorte étnico.

Participam dos debates, os jornalistas Luís Augusto dos Santos, ex-superintendente do Jornal Afro-Brasil e editor do Diário Oficial do Município; Evanice Santos, coordenadora geral da Agência Afro-Latina-Euro-Americana de Informação (ALAI); Cleidiana Ramos, editora do blog Mundo Afro do jornal A TARDE e mestre em Estudos Étnicos e Africanos pelo Ceao/Ufba; Dalmo Oliveira, mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco e integrante do movimento Novos Rumos (PB); e a doutora em Educação pela UFBA, Ana Célia da Silva. A mesa será mediada pelo jornalista-editor de publicações da Assembléia Legislativa, Luís Guilherme Pontes Tavares, também coordenador do Núcleo de Estudos da História de Impressos da Bahia-NEHIB e é coordenada pela jornalista Ana Alakija, especialista em Comunicação Comunitária e Comunicação em Saúde, representante da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (COJIRA-BA), também membro-fundador da ALAI.

Além da mesa redonda, está previsto na programação a realização do Encontro das COJIRAS-Nordeste e lançamento do blog da COJIRA_BA, apresentado pelo jornalista Lucas Barbosa, seguido de exibição de filmes (curtas) produzidos com o apoio da COJIRA-Rio e ALAI. Em seguida, o jornalista Luís Guilherme lançará seu novo livro intitulado Haf na TB - a passagem de Hamilton Almeida Filho na Tribuna da Bahia entre 1972 e 1973.

As atividades também fazem parte do programa comemorativo dos 10 anos da organização não-governamental ALAI, fundada por jornalistas baianos do movimento negro e em defesa dos direitos humanos e da anistia, em conjunto com a COJIRA-BA e com o apoio do NEHIB, do Comitê FNDC-BA, Comitê pela Igualdade Racial e Democratização da Comunicação do FNDC-BA e da Associação Brasileira de Radios Comunitárias (Abraço). Os trabalhos antecedem a abertura do Congresso no mesmo dia e local às 19h30, contando com a presença do governador Jacques Wagner, o prefeito João Henrique e secretários de Comunicação do Estado e do Município, Robinson Almeida e André Curvello.

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse-se! Sempre lembrando que não é necessário ofender ninguém para isso.