Páginas

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Jornalistas baianos se reúnem em Congresso

O Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) está promovendo o X Congresso da entidade, que ocorrerá nos dias 26,27 e 28 de novembro próximos, nas dependências da Faculdade FTC, na Paralela, em Salvador. A programação de três dias inclui oficinas, palestras, debate sobre a organização do segmento e um ato político em defesa do diploma de jornalismo como exigência ao exercício da profissão. Com o tema “Do Analógico ao Digital: Novos Desafios após a Decisão do STF sobre o Diploma”, o Congresso pretende mexer com a auto-estima da categoria, cuja mobilização é cada dia mais difícil.

O X Congresso terá a presença de Valci Zuculotto, Diretora da Fenaj, que debaterá questões como diploma e Fenajprev (plano de previdência). Entre os palestrantes e convidados estão os jornalistas e professores Sérgio Mattos, Emiliano José, Alberto Oliveira e Messias Bandeira, além do secretário de Comunicação de Salvador, jornalista André Curvello e o secretário estadual de Comunicação, Robinson Almeida.

A diretoria do Sindicato apresentará ao Congresso uma proposta de reformulação do Estatuto da entidade, para adequá-lo à realidade e incorporar definitivamente os vários aditivos que foram aprovados ao longo dos anos. O Estatuto será debatido pelos congressistas, porém só será votado na assembléia que ocorrerá antes da plenária final do Congresso, haja vista que, pelo atual documento, alterações dessa natureza só podem ser feitas por aquele fórum, especificamente convocado para este fim.

Pode participar do Congresso qualquer jornalista diplomado ou estudante de Jornalismo. Porém, terão direito a voto na plenária final apenas os jornalistas filiados ao Sindicato, sendo que na Assembléia que ocorrerá no dia 28 de novembro, sábado, para aprovar o novo Estatuto, votarão apenas os sindicalizados, em dia com a entidade. Os estudantes que quiserem participar do evento, com direito a voz, devem fazer suas pré-inscrições pelo e-mail sinjorba@sinjorba.org.br, deixando seu telefone de contato. Para este segmento serão destinadas 50 inscrições iniciais.

Para as três oficinas temáticas, serão abertas 30 vagas para jornalistas e 10 para estudantes e as inscrições devem ser feitas pelo mesmo endereço acima. Da mesma forma, todos os colegas do interior devem antecipar suas inscrições até o dia 24 (terça-feira), facilitando o fechamento da estrutura de hospedagem. O Sindicato não se responsabilizará pela estadia daqueles que não fizerem essa confirmação.

O Congresso está sendo patrocinado pela Millenium, Prefeitura de Salvador e Desenbahia, além do apoio da Fenaj, FTC, Banco do Brasil, Coelba, Oi, Prefeitura de Lauro de Freitas e Assembléia Legislativa da Bahia.

Programação

Quinta-feira - Dia 26 de novembro de 2009

8h30h - Abertura do credenciamento do Congresso, novas inscrições e entrega de material, funcionamento da secretaria até 18h.

9h- Oficina 1: Tudo sobre Newsletter - Alberto Oliveira (Jornalista, professor, ex-editor Economia de A TARDE, diretor da 2D2 Comunicação e Design, responsável pelo desenvolvimento da nova versão da Tribuna da Bahia na Internet)

9h - Oficina 2: O Uso do Photoshop no Fotojornalismo - Marcelo Valney (Fotógrafo, Supervisor de tratamento de imagens do jornal A TARDE)

9h - Oficina 3: Jornalismo e Sustentabilidade – Daniela Assis (jornalista, diretora do Sinjorba, mestre em Desenvolvimento e Gestão Social, especialista em Gestão Social para o Desenvolvimento (CIAGS/UFBA), especialista em Gestão da Informação em Multimeios e Diretora de Comunicação da Safernet-Brasil)

13h - Almoço

14h30 às 18h – Palestra e debate: Imprensa Negra

Promoção: COJIRA Bahia e Agência Afro-Latina e Euro-Americana de Informação (ALAI), Núcleo de Estudos da História dos Impressos da Bahia

Encontro das Comissões de Jornalistas Pela Igualdade Racial dos Sindicatos dos Jornalistas dos Estados do Nordeste (COJIRAS-Nordeste )

Mesa: Luís Augusto dos Santos (jornalista, ex-superintendemente do Jornal Afro-Brasil e editor do D.O. do Município); Evanice Santos (jornalista e coordenadora geral da ALAI); Cleidiana Ramos (jornalista, repórter do jornal A TARDE, mestranda em Estudos Étnicos e Africanos - Ceao/Ufba); Dalmo Oliveira (jornalista, mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco, representante do Movimento Pró-COJIRA-PB) e Ana Célia dos Santos (pedagoga, mestre em Educação e Contemporaneidade) - Mediador: Luís Guilherme Pontes Tavares (jornalista, editor de publicações da Assembléia Legislativa, coordenador do Núcleo de Estudos da História de Impressos da Bahia-NEHIB) - Coordenadora: Ana Alakija (jornalista, especialista em Comunicação Comunitária e Comunicação em Saúde, representante da COJIRA-BA e do Comitê pela Igualdade Racial da FNDC-Ba), fundadora da ALAI)

- Lançamento do Blog da COJIRA-BA e Exibição do filme documentário (20 minutos) “Minha Cara, Bela Cara, Cara Preta de Mulher”, produzido pela Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial do Rio de janeiro (COJIRA-RJ)

- Lançamento do livro Haf na TB - a passagem de Hamilton Almeida Filho na Tribuna da Bahia entre 1972 e 1973, de autoria de Luís Guilherme Pontes Tavares

19h30 - Ato Político de Abertura do X Congresso dos Jornalistas da Bahia

20h30 - Palestra - “Quem tem medo do Diploma e da Democratização dos Meios de Comunicação?”

Emiliano José (jornalista, escritor, professor da UFBA e Deputado Federal/PT)

21h30 - Coquetel de Abertura / música ao vivo

Sexta-feira - Dia 27 de novembro de 2009

8h30 - Abertura Oficial dos Trabalhos - Aprovação Regimento Interno/Eleição da Mesa Diretora/Eleição da Comissão de Redação da Carta de Salvador

9h30 - Painel 1: Novos Desafios dos Jornalistas após a decisão do STF

Sindicatos/Fenaj/Conselho Federal dos Jornalistas / Ética/ Nova Regulamentação Profissional dos Jornalistas/ Novas funções/como ficam os provisionados?

Expositores: Valci Zuculoto (Diretora de Educação da Federação Nacional dos Jornalistas/FENAJ)

11h30 - Painel 2: Novidades Tecnológicas - A Nova Era Digital e Conteúdos Integrados: o que mudou para os jornalistas?

Expositores: Alberto Oliveira (Jornalista, professor, ex-editor Economia de A TARDE, diretor da 2D2 Comunicação e Design, responsável pelo desenvolvimento da nova versão da Tribuna da Bahia na Internet) e Messias Bandeira (jornalista, ex-diretor da FTC e professor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências/IHAC-UFBA)

13h30 - Almoço

14h30 - Painel 3: O Ensino de Jornalismo e a Realidade do Mercado de Trabalho

Expositores: Sérgio Matos (jornalista, escritor, doutor em Comunicação pela Universidade do Texas e professor da UFRB) e André Curvelo (jornalista, diretor licenciado da AC Comunicação e secretário de Comunicação da Prefeitura de Salvador)

16h30 - Painel 4: Organização dos Jornalistas Baianos

Diagnóstico, Fenajprev, convênio médico, calendário de prioridades: Finanças/Tabela de Serviços/ Piso Salarial/ debilidades da nossa organização/Diretorias Regionais/relacionamento estudantes e demais entidades/Plano de Lutas.

18h - Momento Cultural com lançamento de livros

Sábado - Dia 28 de novembro de 2009

9h - Abertura da Estatuinte - Leitura, debate e aprovação do Novo Estatuto

11h - Plenária Final

13h – Encerramento

13h30 - Confraternização

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse-se! Sempre lembrando que não é necessário ofender ninguém para isso.