Páginas

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Jornalistas discutem questão racial em Salvador

O jornalista e ativista negro paraibano Dalmo Oliveira é um dos painelistas na sessão de Palestra e debate: “Imprensa Negra”, dentro da programação oficial do 10° Congresso dos Jornalistas da Bahia, que acontece no campus da faculdade FTC, na avenida Paralela, em Salvador. O evento é uma realização do Sindicato dos Jornalistas da Bahia e acontece entre os dias 26 e 28.

Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco, assessor de Comunicação da Embrapa, ex-diretor do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba e coordenador de Comunicação do Movimento Negro Organizado da Paraíba, Oliveira vai apresentar no evento um artigo que produziu para a Conferência de Comunicação (Confecom), onde avalia as demandas dos movimentos sociais ligados à questão racial apresentadas na última Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), ocorrida em junho na capital federal.

“Nossa intenção é analisar as reivindicações atuais dos segmentos sociais chamados de “minorias” étnicas e raciais. Índios, descentes diretos dos africanos escravizados, ciganos e outros segmentos que sempre foram vitimas do que aqui podemos chamar de estigmatização midiática racial”, comenta Dalmo.

O painel é uma promoção da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (COJIRA Bahia) em parceria com a Agência Afro-Latina e Euro-Americana de Informação (ALAI) e com o Núcleo de Estudos da História dos Impressos da Bahia. Além do paraibano, estarão na mesa Luís Augusto dos Santos (jornalista, ex-superintendemente do Jornal Afro-Brasil e editor do D.O. do Município de Salvador); Evanice Santos (jornalista e coordenadora geral da ALAI); Cleidiana Ramos (jornalista, repórter do jornal A TARDE, mestranda em Estudos Étnicos e Africanos - Ceao/Ufba); e Ana Célia dos Santos (pedagoga, mestre em Educação e Contemporaneidade). O mediador é Luís Guilherme Pontes Tavares (jornalista, editor de publicações da Assembléia Legislativa, coordenador do Núcleo de Estudos da História de Impressos da Bahia-NEHIB) e como coordenadora da mesa estará Ana Alakija (jornalista, especialista em Comunicação Comunitária e Comunicação em Saúde, representante da COJIRA-BA e do Comitê pela Igualdade Racial da FNDC-Ba), fundadora da ALAI).


Depois das discussões haverá o lançamento do Blog da COJIRA-BA e exibição do documentário “Minha Cara, Bela Cara, Cara Preta de Mulher”, produzido pela Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial do Rio de janeiro (COJIRA-RJ). Está previsto ainda o lançamento do livro “Haf na TB - a passagem de Hamilton Almeida Filho na Tribuna da Bahia entre 1972 e 1973”, de autoria de Luís Guilherme Pontes Tavares.

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse-se! Sempre lembrando que não é necessário ofender ninguém para isso.